Acesso à informação
Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

Esclarecimento sobre operação na Ferrovia Norte-Sul

28/11/2014 - Assessoria de Comunicação

A respeito da matéria publicada em 26 de novembro de 2014, no veículo jornalístico “O Popular”, a VALEC tem a esclarecer:

O trecho ferroviário ligando Porto Nacional a Anápolis, inaugurado recentemente pela VALEC, sofreu vistoria da ANTT visando à liberação comercial para o tráfego. A vistoria apontou a necessidade da realização de alguns ajustes, principalmente no que tange à complementação da sinalização. Tais ajustes estão sendo realizados, porém é oportuno registrar que não há impedimento para a circulação de trens, o que já vem ocorrendo na forma de testes.

A estrutura ferroviária do pátio ferroviário de Anápolis, o principal local de geração de cargas a serem transportadas pelo trecho central da Ferrovia Norte Sul, está totalmente concluída.

Os principais carregamentos esperados nesse polo são o farelo de soja da indústria Granol e a carga geral atualmente movimentada pelo Porto Seco de Goiás.

Ambas as empresas, além do empreendedorismo nato, são grandes parceiras no fomento do transporte ferroviário de cargas, especialmente naquele corredor logístico.

A empresa esmagadora de soja está finalizando a construção da tulha e da moega, que possibilitarão os carregamentos e descargas de grãos. A execução dessa obra é de inteira responsabilidade do industrial privado, que prevê sua conclusão ainda para o mês de dezembro, o que viabilizará o primeiro carregamento.

Para maior clareza, fotos recentes mostram o nível de realização do pátio e das instalações de carga e descarga, de acordo com o descrito no texto acima.

O Porto Seco de Goiás necessita construir um desvio ferroviário no interior do seu pátio de estocagem; para tanto, é necessário elaborar o projeto para aprovação da VALEC, como determina o regulamento da ANTT e, em sequência, executar as obras.

Além das cargas acima mencionadas, serão transportadas na Ferrovia Norte Sul, em dezembro, locomotivas, que sairão de Anápolis com destino a São Luiz.

Área do Porto Seco onde deverá ser construído o desvio

Tulha da Granol

Tulha da Granol

Vista aérea do Porto Seco - GO

Crédito das imagens: divulgação VALEC


Voltar