Acesso à informação
Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

VALEC IMPLEMENTA PROGRAMA DE QUALIDADE NAS OBRAS

A VALEC deu início ao programa Construindo Qualidade nas Obras Ferroviárias. Os empregados que atuam diretamente nas construções vêm recebendo treinamento e passarão a ser cobrados para atenderem à risca as novas orientações.

Ontem e hoje, a capacitação foi oferecida aos profissionais responsáveis pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), que atuam em Palmas-TO. No início do mês, os novos conhecimentos foram levados a Goianira-GO, para os empregados que trabalham nas obras da Extensão Sul da FNS. Em agosto, a previsão é dar treinamento para as equipes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), na Bahia, com visitas aos escritórios de Jequié e de São Desidério.

O programa é desenvolvido pela Superintendência de Construção, localizada na sede, em Brasília-DF, e tem como origem os questionamentos dos órgãos de controle, em especial o Tribunal de Constas da União (TCU). “Sentimos a necessidade de organizar o trabalho. Assim, organizamos processos, normas e a matriz de responsabilidade”, falou o Superintendente João Carlos de Magalhães Gomes.

Os principais processos desenvolvidos pela superintendência são a medição, o recebimento de obras e a elaboração de termos aditivos. Para que todos os empregados da VALEC ligados à construção trabalhem uniformemente, esses processos foram mapeados, desenhados e amplamente difundidos. Todos, a partir do treinamento, terão que obedecer aos novos métodos de trabalho.

Os conhecimentos estão sendo bem recebidos pelos profissionais que atuam nas obras. O Gerente Regional da FNS (Polo Palmas), Moacir Sotero dos Santos Neto, disse que essas orientações são necessárias para que o funcionamento de toda a superintendência seja melhor compreendido. “Nós realmente precisávamos dessas informações. Nossa rotina de trabalho vai mudar, certamente, mas já estávamos preparados para isso”, falou.


Voltar