Acesso à informação
FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

FIOL emprega mão de obra local

26/04/2013 - Assessoria de Comunicação

A construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), que vai da cidade de Figueirópolis (TO) até o litoral baiano, está mexendo com dia-dia dos habitantes de pequenas cidades que serão cortadas pelo empreendimento. Em Brumado (BA), por exemplo, onde, segundo dados do IBGE, há cerca de 65 mil habitantes, pelo menos duas mil pessoas estão trabalhando na obra.

Somente o consórcio Andrade Gutierrez, Barbosa Mello e Serveng, contratado pela Valec para realizar a construção da ferrovia na localidade, emprega 1.571 funcionários. Mas há ainda 515 contratados de uma empresa terceirizada que presta serviço para o consórcio.

“Hoje, 96% da nossa mão de obra é de Brumado. Essa é a nossa prioridade. Só buscamos de fora pessoas para exercer atividades qualificadas não existentes na região. Dois exemplos são operador de perfuratriz e operador de patrol base, duas funções que exigem cursos técnicos específicos”, explicou o encarregado do Departamento Pessoal do consórcio, Lucival Aguiar da Silva. Ele adiantou que mais contratações estão previstas.

Apesar de ser um trabalho temporário, até o término das obras, essa oportunidade tem sido aproveitada pela população local. A auxiliar de pessoal Bianca Alves Mirante, de 26 anos, começou a trabalhar no canteiro da Valec em Brumado no dia 22 de março deste ano. “Eu estava sem trabalhar e enviei o meu currículo. Como ninguém me chamou, vim pessoalmente pedir emprego, pois sabia que a empresa estava contratando”, contou.

Crédito das imagens: divulgação VALEC


Voltar