Acesso à informação
FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

Valec participa do I Seminário FIOL em Barreiras

26/04/2013 - Assessoria de Comunicação

O I Seminário FIOL, realizado na cidade de Barreiras (BA) teve início nesta quinta-feira no auditório da ABAPA/AIBA. O primeiro dia foi de painéis técnicos apresentados pela diretoria da Valec sobre a situação atual da FIOL. O público formado por autoridades, empresários e agentes locais interessados na Ferrovia de Integração Oeste-Leste participou ativamente das discussões.

O primeiro painel contou com os esclarecimentos relacionados ao empenho da Valec no planejamento e na construção da FIOL, empreendimento fundamental na recuperação do modal ferroviário como alternativa logística no Brasil. Os diretores da Valec expuseram o cronograma de obras e debateram algumas questões técnicas de engenharia que influenciam na capacidade de carga e na velocidade dos trens.

O segundo painel foi apresentado pelo assessor da diretoria de operações da Valec, Rodrigo Chaloub, que explicou como será a participação da Valec no novo modelo de exploração de ferrovias. Chaloub esclareceu a motivação e o andamento da oferta pública de capacidade da FIOL realizada por meio do Comunicado ao Mercado 01/2013.

Hoje, o presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, participa do segundo dia de evento, no auditório do Bartira Fest, junto com outras autoridades convidadas, como o governador da Bahia, Jaques Wagner, que fará a abertura do seminário. A FIOL, com 1.527 km de extensão, estabelecerá comunicação entre as cidades baianas de Ilhéus, Caetité e Barreiras a Figueirópolis, no Tocantins, ponto de sua interligação com a FNS (Ferrovia Norte-Sul).


Voltar