Acesso à informação
FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

Campanha de Educação Patrimonial do Termo de Cooperação 002/2013 VALEC – UFRB

26/03/2014

Em continuidade as atividades previstas no Plano de Trabalho do Termo de Cooperação 002/2013 - Meta 1/Etapa 1.4, a equipe de Educação Patrimonial Coordenada pela Profª. Drª. Simone Moraes da UFBA, acompanhada pelo Gerente de Arqueologia da VALEC – Fábio Campos, visitou entre os dias 11 e 14 de março, os Lotes 01, 02, 03 e 04, e escolas nos municípios na área de influência da Ferrovia de Integração Oeste-Leste - FIOL destes lotes.

Seu objetivo foi o de realizar um levantamento socioambiental do público-alvo das ações de Educação: funcionários das obras e escolas dos municípios.

As atividades de Educação Patrimonial desenvolvidas pela equipe fazem parte do projeto "Prospecção e salvamento de fósseis e educação patrimonial na área de influência da Ferrovia de Integração Oeste-Leste", cuja Coordenação Geral e da Profª. Drª. Carolina Scherer da UFRB.

Assim, foram executadas:

(01) reuniões com os gestores administrativos e entrevistas com os operários destes Lotes;

Durante as visitas aos escritórios da Valec, foram levantadas informações sobre o número de funcionários (variação de 400 a 2700 pessoas), atividades educacionais previstas para este ano, infraestrutura para reuniões e discussão de estratégias para a abordagem do conceito de fósseis, sua importância e ações na ocorrência de novos registros.

Além disso, nos canteiros de obras (exceto no Lote 01, que encontra-se em fase de contratação dos operários), foram entrevistados em média 30 funcionários de cada Lote, possibilitando diagnosticar suas percepções e nível de conhecimento acerca do tema.

obras

obras

(2) reuniões com diretores e coordenadores pedagógicos e entrevistas com professores dos ensinos fundamental e médio de colégios das cidades de Brumado, Tanhaçu, Sussuarana, Jequié, Barra do Rocha e Ilhéus.

As visitas aos colégios destinaram-se à obtenção de dados acerca de sua infraestrutura, número de estudantes nos diversos níveis de ensino e nível de conhecimento dos professores sobre Geologia e Paleontologia. Neste intuito, foram visitadas 10 escolas:

  • Colégio Nossa Senhora de Fátima e Colégio Estadual Getúlio Vargas - Brumado;
  • Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães - Tanhaçu;
  • Colégio Estadual Costa e Silva - Sussuarana;
  • Colégios Estaduais Luís Viana Filho, Cesar Borges e Doutor Milton Santos - Jequié;
  • Colégio Estadual Antônio Mota Bittencourt - Barra do Rocha;
  • Colégios Estaduais Paulo Américo e Moyses Bohana - Ilhéus.

reunião

reunião

Resultados Preliminares

Estão programadas campanhas de educação patrimonial nos colégios de Tanhaçu e Brumado, e canteiros de obra dos Lotes 03 e 04 em junho de 2014; e nos colégios de Ilhéus, Barra do Rocha e Jequié, assim como nos canteiros de obra Lotes 01 e 02, em agosto de 2014.

Com o levantamento destas informações ficou definido que as ações educativas para os trabalhadores da obra serão realizadas através de reuniões com aproximadamente 20 minutos com engenheiros, encarregados, líderes de turmas, operadores de máquinas e equipe de topografia, possibilitando que os mesmo repassem estas informações aos operários durante os Diálogos Diários de Segurança – DDS, lembrando na oportunidade que a maioria dos trabalhadores fazem parte da comunidade local, o que resulta na ampliação de seus resultados.

Serão produzidos também material de divulgação como: folders, painéis e cartilhas que serão distribuídos nos canteiros de obra, escolas e comunidade local.

Nos colégios, serão realizadas exposições de fósseis para os estudantes e oficina para professores, trabalhando com conceitos básicos de Geologia e Paleontologia, registros fossilíferos da Bahia (incluindo informações resultantes dos resgates que estão sendo realizados no Lote 5 da FIOL) possibilitando que os professores trabalhem esses temas em sala de aula.


Voltar