Acesso à informação
Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

Comunidades recebem esclarecimentos sobre a FIOL

23/04/2013 - Assessoria de Comunicação

Cidades no interior baiano cortadas e impactadas pela Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) foram sede da segunda campanha de divulgação do empreendimento, que aconteceu de 13 a 20 de abril. A apresentação foi realizada pela empresa Oikos, contratada da Valec para exercer atividades ligadas ao meio ambiente.

O ciclo de palestras é uma exigência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e condicionante para a Licença Ambiental. O objetivo é que as comunidades locais possam tomar conhecimento da dimensão e importância da obra, assim como os impactos causados por ela e as compensações previstas.
As cidades que receberiam a campanha foram estipuladas pelo próprio Ibama. Nesta segunda fase, foram visitadas Uruçuca (dia 13), Ubatã (dia 17), Caetité (dia 18) e Ibiassucê (dia 20). Em abril do ano passado, na primeira campanha, foram contemplados os municípios baianos de Ilhéus, Jequié, Brumado e Barra do Rocha. Em maio, Tanhaçu deverá sediar o último encontro previsto para este ano.

Às reuniões compareceram políticos locais, representantes de sindicatos e associações, pessoas que tiveram suas terras desapropriadas em função da construção da ferrovia, e demais cidadãos interessados em conhecer a FIOL e apresentar questionamentos diversos. Os mais comuns diziam respeito às descobertas em sítios arqueológicos da região, compensação pelo desmatamento realizado, passagem de pessoas e de gado sob a ferrovia, reconstrução de estradas, dentre outros.

Apesar de o foco principal do programa ser a apresentação do empreendimento, a maior parte das dúvidas foi esclarecida de imediato pela Oikos e por profissionais da Valec que participaram dos encontros. Quando um questionamento abordava tema que fugia à competência dos presentes, eram informados os telefones de contato dos canteiros da Valec na Bahia, assim como era sugerido o uso do canal de comunicação Fale Conosco, existente no site da Valec (http://www.valec.gov.br/FaleConosco.php).

Crédito das imagens: divulgação VALEC


Voltar