Acesso à informação
Aviso - Não há previsão de novo concurso Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

VALEC participa do lançamento do livro Caminhos tecem sonhos

22/11/2013 - Assessoria de Comunicação

Aconteceu hoje (22), o lançamento do livro Caminhos tecem sonhos. Duas histórias, uma herança: as comunidades negras de Palmeiras e Vó Rita, em Goiás. A obra é fruto da parceria entre a VALEC, a PROSUL e a Fundação Cultural Palmares/MinC e os trabalhos técnicos de pesquisa foram desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN).

O livro conta a história da formação dos quilombos Palmeiras e Vó Rita, em Goiás, sob o ponto de vista de personagens reais, descendentes de escravos que acreditam e lutam pela preservação do patrimônio cultural dessas comunidades.

Da esq. para a dir.: Bento José de Lima (VALEC), Alexandro Reis (Fundação Palmares), Joaquim Maia Neto (VALEC), Antônio Odilon (PROSUL), Mateus Salomé (Min. dos Transportes), João Carlos Nogueira (Núcleo de Estudos Negros).

Na abertura do evento, o diretor de operações da VALEC, Bento José de Lima, destacou a satisfação da empresa em poder contribuir para a difusão do culto às tradições o que, em sua opinião, estimula a aceitação da diversidade, eliminando as desigualdades. Também representando a VALEC, o superintendente de meio ambiente da empresa, Joaquim Maia Neto, falou sobre a satisfação de encontrar nas regiões de Palmeiras e Trindade uma agenda ambiental positiva, o que torna o processo de estudo de impacto ambiental mais proveitoso.

Bento José de Lima com as representantes das comunidades de Palmeiras e Vó Rita

Relatos e depoimentos de representantes das comunidades retratadas na obra contagiaram e emocionaram os presentes, que encheram o auditório da Fundação Palmares, em Brasília.

 


Voltar