Acesso à informação
Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

VALEC monitora andamento e qualidade das obras da FIOL

19/02/2014 - Assessoria de Comunicação

Dos 177 quilômetros do Lote 4 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), na Bahia, cerca de 120 foram visitados ontem (18/02/2014) por uma Equipe Técnica formada por profissionais da VALEC que atuam em Brasília e junto ao empreendimento. O objetivo é acompanhar o andamento e a qualidade das obras e discutir detalhes com as empresas contratadas para supervisionar a construção desse trecho da ferrovia.

obras

Partindo de Brumado, os Técnicos percorreram a obra passando por Caetité, Brejinho das Ametistas, Ibiassucê e Lagoa Real. Pontes e viadutos que estão sendo erguidos no lote foram considerados em bom ritmo de construção e a qualidade do acabamento também foi satisfatória, segundo afirmou o Gerente de Monitoramento da FIOL, Kelvin Zuttion, do Escritório de Gestão de Projetos da VALEC.

Por outro lado, a instalação de drenagens deixou a desejar. “A terraplanagem avançou bem, mas a drenagem, que deveria estar na mesma proporção, ficou para trás. Manter o balanceamento é necessário”, declarou Zuttion. Ele explicou que a VALEC tomará as providências para exigir a adequação da obra.

Ao final do dia, reuniram-se representantes da VALEC de Brasília, VALEC local e empresas contratadas para a supervisão das obras e apoio. Na ocasião, foram levantadas e esclarecidas diversas questões, na maioria dos casos situações pontuais que demandam uma análise minuciosa. Essas reuniões técnicas acontecem a cada dois meses e visam manter um diálogo aberto entre a estatal e as empresas contratadas, quando são analisadas as pendências e identificadas as ações a empreender, para então serem encaminhadas para as áreas responsáveis dentro da VALEC em busca de soluções imediatas ou de curto prazo.

O Gerente Regional da FIOL, Ricardo Wanderley, garante que esses encontros dão bons resultados. “Um olhar de fora é sempre importante para nos ajudar a identificar e solucionar problemas”, falou.

Hoje, o grupo continua o trabalho mas, desta vez, no Lote 3, na região de Tanhaçu. Amanhã, será a vez do Lote 2, em Jequié. O Lote 1, em Barra do Rocha, não será inspecionado nesta semana, pois as obras só deverão ser retomadas até o final do mês.

obras


Voltar