Acesso à informação
Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

Comissão de Ética da Valec quer difundir a cultura ética na empresa

09/10/2012 - Assessoria de Comunicação

A Comissão de Ética da Valec realizou, no dia 9 de outubro, uma reunião extraordinária para receber os membros da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, que realiza regularmente Visita Técnica às empresas com o objetivo de verificar as necessidades e dificuldades encontradas pelas comissões locais. O encontro serviu também para destacar o sentido educativo da ética na cultura dos órgãos e entidades da administração pública como um todo, inclusive das Empresas Públicas.

A Comissão de Ética da Valec, que até poucos meses tinha sua estrutura montada no escritório da Valec, no Rio de Janeiro, foi recentemente transferida para a sede da empresa em Brasília e está assim constituída:

  • Membros titulares: Hélio José da Silva (Presidente), Rosane Carlos de Azevedo Bezerra e Ronaldo Conceição dos Santos Rodrigues;
  • Membros Suplentes: Denise Pimentel Ranna Marques, Ricardo Pazos Quintans e Rosilene Miranda Machado dos Santos.

Na reunião realizada na Valec, o representante da Comissão de Ética Pública (CEP), João Batista Santos Ferreira, enfatizou que a visita às empresas tem também o objetivo de promover a divulgação da cultura e da prática do comportamento ético nas entidades e órgãos públicos. “Até por uma questão motivacional e educativa, nós estamos orientando a todos os servidores que procurem conhecer o Código de Ética da empresa, que já está em conformidade com o Código de Ética adotado pela Presidência da República”, destacou o representante da CEP da Presidência. Vale destacar que, na Valec, esta tarefa já está facilitada, uma vez que o Código de Ética da empresa está disponibilizado no seu site, para conhecimento de todos. Para isto, basta clicar no banner “Ética na Valec” e se inteirar sobre todos os aspectos relativos ao tema.

Dentre as recomendações feitas à Valec pelos representantes da Comissão de Ética Pública está a necessidade da disponibilização de uma sala própria para o funcionamento da Secretaria-Executiva da Comissão, contando com o apoio de equipamentos e servidores devidamente qualificados. Esta Secretaria, observaram os representantes da CEP, deve estar vinculada à instância da Administração Superior da Valec.

Após o término da Reunião Técnica, os participantes do encontro foram recebidos pela Diretoria da Valec, ocasião em que os representantes da CEP demonstraram sua satisfação  em reconhecer os propósitos e os avanços na gestão da ética, que estão sendo promovidos pela Valec. A diretoria da Valec, que está disposta a iniciar uma nova fase para a história da empresa, baseada na eficiência e na plena observância dos princípios éticos, colocou-se à disposição da CEP, comprometendo-se a oferecer à Comissão de Ética da empresa todo o apoio necessário para que ela possa colaborar decisivamente na consolidação dos propósitos da empresa.

CEV - VALEC

Reunião da Comissão de Ética da VALEC

Crédito da imagem: divulgação VALEC


Voltar