Acesso à informação
FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

VALEC PREPARA EDITAL DA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO (SC)

08/05/2013 - Assessoria de Comunicação

A Valec prepara o edital para contratação de empresa que executará o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) e o Projeto Básico da Ferrovia de Integração que vai cruzar o estado de Santa Catarina (também conhecida como Ferrovia do Frango).
A licitação foi o tema central do encontro que reuniu, nesta quarta-feira, o presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, e representantes do executivo, legislativo e entidades catarinenses, no auditório da Valec, em Brasília.


Sampaio ouviu com atenção a necessidade de cada um dos presentes em definir um eixo para o traçado da Ferrovia de Integração e se mostrou aberto à participação de toda a comunidade no desenvolvimento do novo projeto. Durante o encontro, citou a possibilidade de a Valec realizar tomadas de subsídios no estado para formalizar demandas locais que, futuramente, serão alinhadas no projeto final da ferrovia.
“Há um acordo entre os órgãos de que a ferrovia pode integrar o PIL (Programa de Investimento em Logística) ou se transformar em uma obra pública. Os dois caminhos estão abertos”, disse Sampaio.


A Ferrovia de Integração dará mais competitividade à produção de todo o estado de Santa Catarina, que se destaca pela produção avícola, diminuindo o custo do transporte, reduzindo o número de acidentes rodoviários e a emissão de gases poluentes.

O presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior (no centro); o presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (à esquerda); e o diretor de planejamento da Valec, Jair Campos Galvão (à direita).

 

Representantes de Santa Catarina defenderam a importância da Ferrovia de Integração para o estado.  


Voltar