Acesso à informação
Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

Valec vai a Mato Grosso do Sul para ouvir interesses da população

08/05/2013 - Assessoria de Comunicação

A Valec esteve presente, na última segunda-feira (06.05.2013), a uma reunião participativa para ouvir as expectativas da população de Mato Grosso do Sul quanto à construção do trecho Estrela D’Oeste/Panorama/Dourados, que vai unir a Ferrovia Norte-Sul à região de grande produção de grãos no estado. O encontro aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (MS), destino final do segmento denominado EF267.
Ao lado de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o gerente de Estudos Operacionais da Valec, Eduardo Molino, estava preparado para responder a questionamentos acerca do novo modelo de gestão de ferrovias, em que a construção fica por conta de uma concessionária e, ao término da obra, a Valec adquire toda a capacidade de transporte de carga e revende aos interessados. As maiores dúvidas apresentadas pela comunidade, no entanto, diziam respeito ao traçado. “Em geral, as pessoas querem aproximar a ferrovia de determinada região produtora”, falou Molino.
Ainda segundo ele, o encontro foi considerado de grande importância. “A gente precisa avaliar o clima com que a região está recebendo o empreendimento”, disse o gerente.
Esse trecho de ferrovia faz parte do Programa de Investimento em Logística (PIL) e, em breve, o edital para contratação da concessionária responsável pela construção será lançado pela ANTT. “Os estudos prévios foram feitos com base no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental contratado pela Valec, o que está possibilitando celeridade no cumprimento do estabelecido no PIL”, disse o Superintente de Operações da estatal, Luiz Carlos de Almeida Júnior.
Amanhã acontece a segunda etapa da consulta pública: uma nova reunião participativa na sede da ANTT, em Brasília, das 14h às 18h.

Reunião Participativa nº 017/2013
Dia: 09 de maio de 2013
Horário: 14h às 18h
Endereço: Auditório do Ed. Sede da ANTT – Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, lote 10, trecho 03, Projeto Orla Polo 8 – Brasília, DF.

 


Voltar