Acesso à informação
Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

Valec apresenta o Plano Básico Ambiental da FIOL

06/06/2014 - Assessoria de comunicação

O Plano Básico Ambiental (PBA) para os lotes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), de Guanambi a São Desidério, no interior baiano, está sendo apresentado esta semana para os profissionais que atuam na região em nome da VALEC Engenharia Construções e Ferrovias S.A., sejam eles empregados da própria estatal ou subordinados às empresas contratadas para construção, supervisão ou apoio.

Os encontros acontecem no auditório da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), no município de Barreiras, no Oeste da Bahia. O evento, desenvolvido pela Superintendência de Meio Ambiente (SUAMB) da Valec, foi aberto pelo Diretor de Planejamento, Sérgio Lobo, que acompanha todas as apresentações.

Essa iniciativa é importante para garantir o cumprimento das questões ambientais previstas no PBA, cuja inobservância pode levar à suspensão da Licença Ambiental já concedida pelo IBAMA. "Quem trabalha na construção da ferrovia deve observar e atender as exigências das Licenças Ambientais”, disse a Superintendente de Meio Ambiente, Paula Tagliari.

No primeiro dia do evento, que teve início na segunda-feira, dia 02 de junho, foram apresentados diversos programas. O primeiro deles, o de Proteção da Flora, foi trabalhado pela Engenheira Florestal da SUAMB, Vanessa Tunholi. Ela explicou, dentre outras questões, a necessidade de identificação de árvores, a coleta das sementes, a produção de mudas e o plantio compensatório.

No mesmo dia, a Engenheira Civil da empresa apoiadora OIKOS Lúcia Regina apresentou os seguintes temas: Programa de Recuperação de Passivos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas e Programa de Treinamento, Segurança e Saúde da Mão de Obra.

Quem encerrou o primeiro dia do evento foi Paula Tagliari, que palestrou sobre o Plano de Fiscalização dos Aspectos Ambientais dos Empreendimentos da Valec.

 

 

 

Voltar