Acesso à informação
Aviso - Não há previsão de novo concurso Relatório de Desempenho Empresarial 2016 FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

Inaugurado terminal de grãos no Pátio de Porto Nacional

05/01/2015

O mais novo terminal de transbordo ferroviário de grãos passa a funcionar no Pátio de Porto Nacional, em Tocantins, a partir do início das operações da Agrex do Brasil numa área de 2,4 hectares. O evento de inauguração foi realizado na tarde de ontem (5).

O terminal oferece uma estrutura completa para a recepção, beneficiamento e embarque de soja e milho. A previsão da empresa é movimentar em Porto Nacional, neste ano, 250 mil toneladas de grãos.

Os caminhões começaram a chegar esta semana trazendo a soja da atual safra que se inicia. A previsão da Agrex é de receber até 200 caminhões por dia nos momentos de alto fluxo. A capacidade de armazenamento é de 17 mil toneladas. Os trens carregados vão seguir sentido exportação com destino ao Porto de Itaqui (MA). Os primeiros vagões devem sair ainda este mês.

A Agrex do Brasil nasceu em 2013 da união de duas grandes empresas, a Ceagro (no mercado regional há mais de 20 anos) e a Mitsubishi Corporation.

Atuando na produção e comercialização de grãos, fertilizantes, sementes e distribuição de defensivos agrícolas nos estados do Centro-Oeste e Nordeste, a empresa já operava no Pátio de Porto Franco, também sob controle da Valec.

O Pátio de Porto Nacional, situado a 30 km de Palmas, está em funcionamento desde 2013. Atualmente, além da Agrex, estão instaladas três empresas de transporte de combustível (BR Distribuidora, Norship e Raízen).

A Valec deve realizar este ano novas licitações com o intuito de ocupar outras áreas do pátio. O prazo de arrendamento é de 15 anos renovável por igual período.

Terminal de transbordo ferroviário da Agrex do Brasil, nova empresa em operação no Pátio de Porto Nacional.

Voltar