Notícias

Nesta quarta-feira (4), a VALEC realizou a entrega de duas premiações promovidas pela empresa em 2019: o 1º Concurso de Inovação – InoVALEC e o Prêmio VALEC de Reconhecimento Profissional. Durante a cerimônia, colaboradores e convidados assistiram à palestra motivacional de Rogério Martins, um dos maiores especialistas em desenvolvimento de lideranças do país.

 As duas premiações acontecem em um contexto de mudança nos rumos da estatal. A fim de se alinhar às diretrizes estratégicas propostas pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Infraestrutura, a VALEC se reinventa e passa a ter uma atuação mais voltada para o mercado. Sendo assim, inovação e desempenho são palavras-chave desse novo momento em que a VALEC se consolida como braço governamental de fomento à logística ferroviária.

 O InoVALEC buscou incentivar iniciativas inovadoras propostas pelos empregados. Foram selecionadas, por uma comissão julgadora, as três ideias que melhor ofereceram geração de receitas e redução de custos ou despesas. Foram elas: 1) PROGET – Programa de Gerenciamento de Terminais; 2) Software PLS 261; e 3) Desenvolvimento de aplicativo para acompanhamento do andamento físico das obras.

Os empregados que tiveram suas ideias selecionadas foram premiados com cursos de capacitação custeados pela VALEC, obedecendo a critérios como limite de investimento e relevância para a empresa.

O Prêmio VALEC de Reconhecimento Profissional surgiu com o objetivo de reconhecer e valorizar os colaboradores que se destacaram no desempenho de suas funções em 2019, a fim de motivá-los e melhorar as relações de trabalho. Por meio de votação pelos colegas do setor, foram escolhidos e premiados com uma placa de reconhecimento os empregados efetivos que melhor contribuíram para o clima organizacional e os resultados da empresa.

Para o diretor-presidente da VALEC, José Luis Vianna, “essas duas iniciativas representam a nova fase, de busca por parcerias entre setor público e privado, geração de receitas, eficiência e modernização”. O diretor de Administração e Finanças, Paulo Campolina, destacou que o evento “institui um novo pensar com foco em inovação”.

Prestigiaram a cerimônia, destacando a importância das premiações promovidas pela VALEC, a secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, Danielle Calazans, o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Infraestrutura, Nerylson Moreira e, também representando o MInfra, Fernando Coelho, Subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação.