Notícias

Portfolio de serviços da VALEC é apresentado à comitiva canadense

Portfolio de serviços da VALEC é apresentado à comitiva canadense

Representantes das áreas de Projetos, Relações Institucionais e Construção da VALEC receberam, na manhã de hoje (1º), membros da missão comercial de Ontario, Canadá. O grupo, que está no Brasil entre os dias 26/10 e 02/11, veio ao país para conhecer e apresentar projetos ligados à área de infraestrutura.

Durante o encontro, a equipe da VALEC apresentou o papel da empresa diante dos novos desafios propostos pelo Ministério da Infraestrutura para o transporte ferroviário de cargas, que preveem aumento substancial da malha ferroviária brasileira. Além disso, os técnicos indicaram novos papeis que a empresa pública poderá assumir como ente governamental, que detém conhecimento técnico, no contexto do regime proposto de autorização para construção ferroviária com foco em short lines.

A propósito das short lines, que são pequenas ferrovias que se conectam a redes ferroviárias de maior extensão e são operadas por meio de contratos de concessão, integrantes da comitiva canadense colocaram-se à disposição para promover intercâmbio de conhecimento sobre o tema, tendo em vista a vasta experiência daquele país na construção e operação desse modelo de exploração ferroviária.

Ao final da reunião, o superintendente de Projetos, Custos e Estudos da VALEC, Marcos Aires, destacou a relevância do encontro em nome da Diretoria Executiva da empresa e salientou a importância de dar continuidade ao debate, a fim de promover parcerias estratégicas, intercâmbio de conhecimento e cooperação entre a VALEC - braço do Governo do Brasil como indutor de logística do modal ferroviário, e a Província de Ontario, parte integrante de um país que possui dimensões continentais como o Brasil e, portanto, grandes desafios e conhecimento em infraestrutura.


Texto e Imagens: Ana Caichiolo/GGCOM