Notícias

A equipe da Superintendência de Meio Ambiente e Desapropriação (Sumad) da VALEC venceu na noite desta quarta-feira (27) o Prêmio DroneShow e MundoGEO Connect, maior evento de drones e geotecnologia da América Latina.

Os técnicos da área de desapropriação Bruno Costa e Julio Cesar foram reconhecidos na categoria ‘Geo & Drones nas Inspeções e Monitoramento de Obras’.

O Prêmio é realizado desde 2011, reconhecendo profissionais e instituições que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento dos mercados de drones e geotecnologias.

“O trabalho pioneiro que vem sendo feito pela equipe de meio ambiente e desapropriação já gerou grande economia e eficiência para o planejamento, construção e gestão das ferrovias do país. Esse prêmio é um grande reconhecimento para a VALEC”, comemorou Paula Durante, superintendente da Sumad.

Seminário

Nesta quinta-feira, a VALEC participa do Seminário: Geo & Drones nas Inspeções e Monitoramento de Obras, que reúne especialistas que apresentarão demandas do mercado e casos de sucesso de soluções e inovações que utilizam geotecnologias e drones associados à Indústria 4.0 e Modelagem da Informação da Construção (BIM), tendências cada vez mais presentes em projetos de infraestrutura e na indústria.

Bruno Costa e Julio Cesar levam ao evento a experiência da VALEC com monitoramento e controle da faixa de domínio de empreendimentos ferroviários com uso de drone e BI. “Para dotar o país de infraestrutura não basta construir, é preciso manter, monitorar, e o uso da tecnologia é um grande aliado”, afirmou Julio Cesar.

De acordo com Bruno Costa, a VALEC está na vanguarda do uso de geotecnologia para o monitoramento de ocorrências ambientas, invasões e gestão da faixa de domínio das ferrovias.

Leia mais aqui


Texto: Danielle Ribeiro/GGCOM