Notícias

Atualizado em 27 de junho

Dos dias 4 a 14 de junho, a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S.A. visitou os lotes 1 a 7 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) para apresentar aos profissionais que atuam nos canteiros de obras e às comunidades que moram em regiões próximas à ferrovia, o que é a Fiol e a importância da preservação do meio ambiente.

Durante a primeira semana, a VALEC realizou as apresentações nos municípios baianos de Ilhéus (lote 1), Jequié (lote 2), Aiquara (lote 2), Contendas do Sincorá (lote 3), Caitité (lote 4) e Brumado (lote 4). Na semana seguinte, a equipe esteve em Guanambi (lote 5), em Serra do Ramalho (lote 5A), em São Félix do Coribe (lote 6) e em São Desidério (lote 7).

Mais de 550 pessoas participaram dos encontros, que abordaram aspectos da Fiol como a localização, a estrutura, os objetivos gerais da ferrovia e a importância de se respeitar a faixa de domínio - faixa de terra com 40 metros para cada lado da ferrovia.

Também foram discutidos temas relacionados à educação ambiental, como combate à caça e ao tráfico de animais silvestres, minimização de desmatamentos, importância das passagens de fauna, destinação correta de resíduos, prevenção de queimadas, atividades de salvamento de animais e a prevenção de atropelamentos.

Esta ação da VALEC atende ao Plano Básico Ambiental (PBA), um conjunto de programas com medidas para mitigar e compensar os impactos da FIOL, conforme exigência do Ibama.

Confira abaixo o vídeo da moradora do assentamento Curral das Vargens, Edna Cruz, que participou da palestra promovida pela VALEC em Bom Jesus da Lapa (BA):


Texto: Lucas Ludgero
Imagens: Superintendência de Meio Ambiente (SUAMB)