Notícias

No mês de abril, a cor dos principais prédios públicos de Brasília é verde. A ação Abril Verde acontece por conta do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data instituída por meio da Lei nº 11.121/2005 e celebrada no dia 28 deste mês.

Este ano, com o objetivo de mostrar para a sociedade a importância da prevenção a acidentes e adoecimentos que vitimam os trabalhadores, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho lançou a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat).

A VALEC tem atuado nesse sentido por meio do trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A área possui três programas que proporcionam o cuidado com a saúde e a segurança no trabalho:

- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): tem como objetivo a promoção, prevenção e preservação da saúde do conjunto dos trabalhadores. O PCMSO é articulado, planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente nas avaliações previstas no PPRA.

- Análise Ergonômica do Trabalho: identifica as condições de trabalho nas dependências da VALEC, de modo a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação dessas condições às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando um maior conforto, segurança e desempenho eficiente. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, aos movimentos repetitivos, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais dos postos de trabalho e a própria organização do trabalho.

O perigo dos movimentos repetitivos

O SESMT alerta, ainda, para os riscos causados por movimentos repetitivos. As Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dort) são danos causados por movimentos excessivos, irregulares e intensos que desencadeiam dores no sistema musculoesquelético, geralmente nos membros superiores que possibilita lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamento.

A pessoa diagnosticada com a doença Ler/Dort sente dor crônica no punho e na mão, bem como formigamento nos dedos ao executar atividades manuais. Além disso, as queixas também englobam desconforto, fadiga, sensação de diminuição de força, falta de firmeza nas mãos e enrijecimento muscular. Nos casos graves, o trabalhador não consegue realizar as suas atividades laborais de forma plena e tem dificuldade também de fazer a sua higiene pessoal e domésticos.

Para saber mais sobre o assunto, assista à entrevista com Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, órgão do governo federal responsável por produzir e difundir conhecimento sobre segurança e saúde no trabalho e meio ambiente.


Texto: Lucas Ludgero/ASCOM