Ferroeste

Ferroeste

A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A (FERROESTE) é uma sociedade anônima, com sede em Curitiba. Tem por objetivo a construção, operação, administração e exploração comercial de vias ferroviárias nacionais, de terminais ferroviários, de silos e demais sistemas de armazenagem de produtos agrícolas e manufaturados em geral.

É uma sociedade de economia mista, controlada pelo Estado do Paraná, com 99,69% de participação acionária. O restante das ações pertence a 46 empresas nacionais, 3 estrangeiras e 6 pessoas físicas. Atualmente, a VALEC detém 0,028% das ações totais.

A concessionária detém concessão outorgada conforme Decreto Federal nº 96.913, de 03 de outubro de 1988, para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro na direção geral leste-nordeste, estendendo a malha ferroviária do Estado do Paraná a partir da região de Guarapuava até a região de Cascavel; um ramal ferroviário partindo da região de Cascavel até a região de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul; ramais necessários à viabilidade da ferrovia.

A concessão foi efetivada nos termos do contrato de Concessão de construção, operação e exploração de ferrovia, formado entre a União Federal por intermédio do Ministério dos Transportes e a FERROESTE, em 23 de maio de 1989, com duração de 90 anos.

A FERROESTE a partir do exercício de 2017 assumiu a operação da ferrovia no trecho Guarapuava-Cascavel.