Acesso à informação

EF-354 - Ferrovia Transcontinental

Trecho Campinorte/GO–Agua Boa/MT–Lucas do Rio Verde/MT

Mapas da Ferrovia Campinorte/GO - Agua Boa/MT - Lucas do Rio Verde/MT

Com 901 km de extensão, esse trecho da Ferrovia Transcontinental escoará a produção de grãos (soja e milho) do centro norte do estado de Mato Grosso, maior região produtora de soja do Brasil (o correspondente a 10% da produção mundial desse grão), em direção aos principais portos do país.

Situação Atual

O Projeto Básico desse trecho, contratado pela VALEC, foi finalizado em duas etapas. A primeira em dezembro de 2010, contemplando o segmento de Campinorte/GO a Água Boa/MT, e a segunda, em fevereiro de 2012, para o segmento de Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT.

O investimento previsto no PAC para este trecho é de R$ 4,09 bilhões.

Parte integrante do Programa de Investimentos em Logística – PIL, lançado pelo Governo Federal em 2012, o qual estabelece um novo modelo de parceria público-privado. Tendo em vista suas diretrizes, a Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT propôs um modelo de outorga que, entre outros, delega sua construção ao setor privado.

No sítio eletrônico www.antt.gov.br, está publicado aviso de Tomada de Subsídios nº 007/2013, com objetivo de obter contribuições e informações adicionais para discussão das Minutas de Edital e do Contrato de Concessão.

Etapas do trecho Campinorte/GO–Lucas do Rio Verde/MT

Etapas da Ferrovia Campinorte/GO - Agua Boa/MT - Lucas do Rio Verde/MT