9 de março de 2022

Ética e integridade são prioridades durante processos de desapropriação realizados pela Valec

Procedimentos internos da estatal estão sendo alterados para dar mais suporte a desapropriados em situação de vulnerabilidade

Em consonância com seus princípios éticos, a Valec segue priorizando o desenvolvimento econômico com justiça durante o processo de desapropriação. Tendo em vista a importância e complexidade do assunto, a estatal está reformulando os regulamentos da casa, para apoiar, ainda mais, desapropriados em situação de vulnerabilidade e fornecer a assistência necessária.
Uma das etapas do processo desapropriatório é o cadastro dos imóveis que serão interceptados pela construção. É nesse momento também que se faz a caracterização socioeconômica dos respectivos proprietários ou posseiros para identificar pessoas vulneráveis. A referida caracterização é primordial e é levada em consideração na proposta de indenização a ser apresentada.
Nas desapropriações realizadas pela Valec é aplicado o princípio constitucional da prévia e justa indenização. Nesse sentido, a oferta apresentada a título de indenização procura refletir o valor de mercado do bem a ser desapropriado. Para os casos identificados em condição de vulnerabilidade, procurando agir com responsabilidade social, a estatal adota medidas mitigadoras e compensatórias com o intuito de permitir condições dignas de vida aos afetados.
De acordo com o engenheiro da Valec Glauco Cintra, a empresa está em busca contínua pelo aprimoramento dos processos da casa. “Estamos promovendo a revisão de normativos internos a fim de proporcionar um amparo ainda maior nesses casos mais delicados. A medida está alinhada a previsões contidas em normativos nacionais e internacionais”, afirmou.
Cintra destaca, ainda, que a Valec mantém um canal de atendimento criado para estreitar a relação com os desapropriados, registrando demandas que são encaminhadas ao setor responsável para o devido tratamento. Dessa forma, é disponibilizado o e-mail atendimento.valec@strata.com.br e o telefone (31) 99703-6935 com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h. Preza-se assim pela construção de bons relacionamentos, pautados pela ética e integridade, que devem permear todo o processo de desapropriação.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social